Feminista eu? impressão sua!

25/08/2008

Realidades urbanas

O alto índice de desemprego nos grandes centros urbanos, principalmente devido ao êxodo rural, e o crescimento do mercado informal acabam gerando outros problemas sociais e resultando em demanda reprimida em várias áreas.

Os problemas mais comuns encontrados são habitações precárias, normalmente inacabadas sem infra-estrutura, a falta de saneamento básico do qual o poder executivo não consegue atender, devido as invasões de locais não apropriados para moradia e na grande proporção em que acontece vem aumentando desordenadamente a população.

Outra situação bem corrente é a quantidade de filhos gerados por família, é uma questão de cálculo se a família não tem renda fixa ou ganha salário mínimo por exemplo, porque não se prevenir? Os postos de saúde disponibilizam pílulas anticoncepcionais e preservativos basta querer e pensar um pouco mais na realidade sócio-econômica em que vive.

Não podemos deixar de comentar que o crescimento do número de adolescentes é expressivo e também a falta de educação que cresce com eles, isso independente da classe social, está generalizado. Hoje os adolescentes não respeitam nem os pais muito menos as pessoas fora do vínculo familiar, na escola se tornaram os donos da verdade, na rua os bons de briga, na balada os pegadores e na sociedade futuros delinqüentes da cultura banalizada.
É também a faixa etária mais atingida pelas drogas, o tráfico e o uso está nas primeiras linhas das pesquisas como um dos que mais mata no Brasil e no Mundo. A dependência química além de destruir "os neurônios", destrói sua convivência social dificultando o desempenho escolar, inclusão profissional, capacidade de auto sustentabilidade e sem contar as possibilidades de ser escravo de traficantes quando não consegue mais manter o vício por falta de dinheiro acaba se submetendo a traficar, são chamados de " laranjas".
O que fazer diante desta realidade? o poder executivo trabalha apenas em tratar consequências sem integrar ações de prevenção e orientação, que na maioria das vezes contribui e evita uma série de problemas.


18/08/2008

Jornalismo Cidadão

Um exemplo de jornalismo cidadão pode ser acessado através do site www.bocadopovo.com.br onde as notícias são produzidas principalmente por pessoas comuns e alguns jornalistas.
As notícias são variadas e de interesse da população, porém tem algumas considerações a serem feitas a respeito do layout, as cores utilizadas acabam cansando um pouco, o contraste do texto preto confunde a visão e o espaçamento mínimo permite se perder entre as linhas.

O site tem um espaço você avaliando, dentro do menu principal, onde incentiva as pessoas a participarem do fórum você acha que Salvador está se tornando uma cidade mais violenta? Por quê? lendo as opiniões de alguns leitores é possível perceber que de repente a traquilidade que antigamente se tinha não existe mais, desde o crescimento comercial, industrial, salário baixo dos policiais, o descaso do Governo Estadual e o aumento desordenado da população são pontos de relevância para o crescimento da violência, que sem emprego estarão propensos a assaltar, matar, sequestrar e sabe-se lá mais o que.

Acho que seria importante a criação de um site de jornalismo cidadão onde a opinião da população Florianopolitana estivesse exposta de forma simples e direta como o próprio manezinho é "se quéis quéis, se não quéis diz".