Feminista eu? impressão sua!

08/09/2008

Como está a leitura dos jovens?

Os jovens lêem muito, porém o meu questionamento é o que lêem.
Os assuntos de sua leitura estão relacionados ao interesse particular, ou seja, nem sempre a leitura poderá produzir consideravelmente um crescimento profissional, cultural ou até mesmo pessoal.
Um exemplo clássico é acompanhar os resultados das partidas de futebol pela internet, TV e pelas páginas esportivas do jornal, o que essas informações trarão de conteúdo para enriquecer seus conhecimentos e o seu vocabulário?
É possível identificar os jovens que habitualmente não lêem, no mercado de trabalho as dificuldades aparecem ao escrever um ofício, enviar e-mail aos clientes e fornecedores, os erros repetitivos de vocabulário e os temas abordados nas rodas de conversa nos corredores, onde fica as amizades claramente dividida de estagiário com estagiário e chefia e diretores.
È preciso ter conhecimento sobre todas as áreas, não digo dominar os assuntos, mas ao menos ter consciência que a vida está além do seu próprio interesse.
Em uma breve avaliação a respeito dos jornais atuais, tv, rádio e web é que tudo envolve desgraças naturais, mortes, acidentes, fofocas, novelas e propaganda.
Poderia ser melhor explorado também para informar e formar opiniões, educar e prevenir, alimentar conhecimento e agregar valores sociais o que falta para muita gente.
Ao verificar que as mídias de certa forma influenciam a grande massa populacional, seria interessante reavaliar os roteiros e scripts de produção para trazer informações aos jovens que estão ainda em fase de formação de personalidade e profissional, atingindo assim através da internet uma das camadas que mais crescem no mundo que é a juventude.
Não sei se é muita pretensão ou apenas otimismo, mas sei que é possível criar novos métodos dentro da web para melhor informar e formar cidadãos responsáveis.

2 comentários:

Carlos Castilho disse...

Oi Viviane,
Teu texto está bem escrito e você conseguiu expressar tuas idéias com clareza. Isto me dá base para propor um novo desafio: tente aprofundar um pouco mais as idéias que você sugeriu sobre como propor conteudos capazes de diversificar a atenção dos jovens em matéria de leitura.
Um abraço
Castilho

Viviane Gaertner Lenz disse...

estou feliz com a minha evolução, a cada texto tenho priorizado a concordância verbal e gramática.
Obrigada